Rolou a nossa 1a LIVE em 26.02.2018! Você viu?
Quer aumentar o seu coeficiente de felicidade na sua vida? Agradeça diariamente!
Nela, falei sobre O Poder da Gratidão, que já está mais que comprovado como um dos principais fatores para a felicidade na vida das pessoas – e, porque não dizer, “O” fator?!
Nessa live, eu pude contar sobre “7 Benefícios de Ser Grato”, segundo estudos científicos elencados numa matéria que eu li naquele dia – e que, aliás, me esqueci completamente de mencionar na live, sorry. Pude também compartilhar experiências pessoais a respeito do tema e um pouquinho do ponto de vista informacional, que é o foco do meu trabalho, enquanto Terapeuta em HQI.
Com relação à matéria, ainda bem que temos o post aqui para corrigir o deslize de não ter mencionado a fonte. A própria foi publicada na Revista Forbes, em 23/11/2014, escrita por Amy Morin. A autora é assistente social, professora universitária e psicoterapeuta. Também é escritora do livro “13 Things Mentally Strong People Don’t Do” , ou, como traduzido para o português pela Editora Sextante, “13 COISAS QUE AS PESSOAS MENTALMENTE FORTES NÃO FAZEM”.
Se quiser conhecer a matéria original direto na FONTE, em inglês, clique aqui.
A seguir, acompanhe o 7 benefícios, na ordem que mencionei na Live (diferente da matéria original):
Obs.: O texto a seguir é inspirado na matéria original, mas não é uma tradução literal! Possui pontos autorais meus. Espero que compreenda que a intenção deste trabalho foi um breve estudo sobre Gratidão, e não uma tradução.
Benefício #01 – Tá com insônia? Ser grato melhora suas condições de sono
Dormir melhor e por mais tempo é possível se você se dedicar a relembrar os fatos pelos quais pode ser grato por uns 15 minutos antes de ir para a cama. (Aproveita e leia a matéria inteira e chegue no desafio, que pode lhe ajudar nesta parte).
O estudo que demonstra isso foi publicado em 2011, na Applied Psychology: Health and Well-Being, sob o título original “Gratitude and Well‐Being: Who Benefits the Most from a Gratitude Intervention?”
Benefício #02 – Melhora na autoestima
Estudo publicado em 2014 na Applied Sport Psychology, mostrou que atletas gratos tinham maior autoestima, que é um componente importante para quem quer ter alta performance.
Na matéria original, neste item eles também comentam sobre a questão das comparações sociais, que acabei comentando na live no item seguinte.
Benefício #03 – Reduz comparações sociais
De acordo com um estudo de 2012 da University of Kentucky, pessoas mais gratas tem uma maior tendência a fazerem menos bullying, diminuindo as tendências agressivas e a sede de vingança, bem como aumentando a empatia.
E, como mencionei na live, também entendo que a gratidão pelo que temos nos faz diminuir a tendência a nos comparar social e financeiramente com o outro, dando mais valor ao que temos.
Benefício #04 – Mais relacionamentos
Além de ser uma questão de boa educação dizer “obrigado(a)” às pessoas, demonstrar apreço e reconhecimento automaticamente nos coloca um passo à frente na forma de nos relacionar, nos ajudando a fazer novos amigos. Levando em conta O Poder do Observador – e podemos fazer uma LIVE só sobre isto – estamos aqui novamente exercitando o músculo da escolha consciente de olhar para o que queremos cocriar, bênçãos em nossas vidas.
Fora que aquece os corações, tanto de quem dá, quanto de quem recebe, que naturalmente se sentirá impelido a retribuir, e essa retribuição pode ser de volta a você ou a outrem, o que só faz o círculo virtuoso da Gratidão crescer e se multiplicar! E dá-lhe hormônios de bem-estar rolando solto por aí…
Benefício #05 – Melhora nossa saúde física
Segundo um estudo publicado em 2012 na Personality and Individual Differences, pessoas gratas relatam diminuição das dores, aumento na prática de exercícios, mais cuidados com a própria saúde, como check ups rotineiros, o que leva como consequência a uma maior longevidade.
Benefício #06 – Melhora também a saúde psicológica
A gratidão reduz emoções tóxicas (inveja, frustrações, ressentimentos, arrependimentos, etc).
Robert A. Emmons, Ph.D., um dos principais pesquisadores sobre gratidão, já desenvolveu diversos estudos correlacionando gratidão a bem-estar. Suas pesquisas confirmam que gratidão aumenta a felicidade e reduz a depressão. – Aliás, você já viu nosso post sobre Depressão?
Benefício #07 – Reduz o estress
Estudo publicado em 2006 na Behavior Research and Therapy, com veteranos da Guerra do Vietnã, mostrou que a gratidão aumenta a força mental e reduz o estresse, além de ser muito importante em situações pós traumáticas.
E, em 2003, estudo publicado no Journal of Personality and Social Psychology mostrou que foi apontada a gratidão como principal contribuição para a resiliência após o ataque terrorista de 11 de setembro. No geral, reconhecer as coisas boas da vida, mesmo durante períodos difíceis, ajuda a ser mais resiliente.
Não pode assistir à live?
Sem problemas, elas está bem aqui. Aproveita e fique atento(a) que teremos lives todas às 2as, ok? Te espero lá para interagir ao vivo conosco, iuuupiiii!
Experimento da SoulPancake – A Ciência da Felicidade
Comentei sobre um experimento realizado pela equipe da SoulPancake e a Ciência da Felicidade. O link do post deles e o vídeo a respeito estão aqui:
Post completo deles: http://soulpancake.com/portfolio_page/science-of-happiness/
Considerações Informacionais
Somos muito aptos a nos tornar extremamente resilientes e a ressignificar situações difíceis. Ok! Não que isto seja ruim, mas isto não elimina as informações negativas, apenas as coloca para “debaixo do tapete”, como eu mesmo costumo dizer, formando o que chamo de “tapetão” – e faço um movimento de desenhar uma montanha no ar com a mão (assistiu a live? assiste lá que você vai ver eu fazendo isso).
Então, você que já conhece a HQI, aproveite a situação para, além de ser grato(a), também fazer o seu trabalho de eliminação (limpeza) das informações que estão prejudicando o seu sistema.
Se ainda não conhece a técnica, fique de olho nas nossas palestras, workshops e cursos e aprenda como fazer o seu autotratamento. Você pode nos seguir pelas nossas redes sociais ou aqui no site, no link Eventos.
O Desafio da Gratidão
Ao final deste desafio, você terá 370 bons motivos para agradecer. Duvido que você continuará pensando da mesma forma com que pensa hoje.
- Para começar este delicioso desafio, pegue uma folha de papel, ou o seu caderno, seu diário, ou se você é mais “geek”, mais tecnológico, talvez prefira anotar do seu aplicativo. Enfim, você já entendeu, né?;
- Coloque a data e, nesse 1° dia, anote 5 (cinco) itens pelos quais você agradece: “Eu sou grato / Eu sou grata por…”;
- No 2° dia, e daí por diante, leia os itens que você já escreveu e acrescente um novo item para esse novo dia;
- Faça isso TODO SANTO DIA, por um ano e volte aqui para nos contar o quanto sua vida mudou, ou melhor, o quanto a sua visão da vida mudou. Não vale pular dias, ok? É TODO DIA, sem falhar. Mas, se falhar um, comece de novo, num pára não 😉 Vale a pena, rsrsrsrs
Uma variação dessa lista é utilizar “O Pode da Gratidão”, que seria uma jarra ou pote de vidro, plástico ou o que preferir onde você vai colocando papeizinhos com os motivos pelos quais você tem se sentido grato ou grata e vai depositando nesse pote, como se fosse um cofrinho de reconhecimento às coisas boas que acontecem na sua vida. É muito lúdico, divertido e extremamente… GRATIFICANTE! rsrs…
Dicas de pessoas para você se inspirar
[ngg_images source=”galleries” container_ids=”1″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_thumbnails” override_thumbnail_settings=”0″ thumbnail_width=”240″ thumbnail_height=”160″ thumbnail_crop=”1″ images_per_page=”20″ number_of_columns=”0″ ajax_pagination=”0″ show_all_in_lightbox=”0″ use_imagebrowser_effect=”0″ show_slideshow_link=”1″ slideshow_link_text=”[Modo slideshow]” order_by=”sortorder” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″]
E você? Já agradeceu hoje?
Conta aqui nos comentários sobre quais tem sido os seus reconhecimentos.
Ou conta se tem tido dificuldades em agradecer, que a gente te ajuda a encontrar motivos 😉
Um forte e fraterno abraço e até o próximo post!